segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Acho que já ninguém duvida que as E-bikes vieram para ficar!

Só quem já experimentou é que sabe a loucura que este tipo de bike pode proporcionar:

“As e-bikes são só para os preguiçosos ”

“Isso não é uma bicicleta!”

“Assim nem se transpira, nem treinas!”

Quantos amigos já não fizeram afirmações destas.

Mas será que já realmente experimentaram uma e-bike?

É uma bike. tem pedais e só anda se pedalares o acelerador são as tuas pernas!
A diferença para as convencionais é que tem um motor elétrico que te auxilia na pedalada, mais ou menos consoante o modo/nível de auxilio que selecionares, se parares de pedalar, o motor desliga de imediato.
Na prática o que o sistema faz é adicionar mais watts àqueles que conseguimos produzir. No entanto se atingires os 25km/h ele deixa de te ajudar, a partir daí fazes é um bom treino de força...

Que bike temos aqui:


Não é uma bike qualquer que tenho vindo a desfrutar durante estes últimos três dias:
Scott Genius eRide 920 aplica a mesma tecnologia e geometria da família das bikes de montanha da scott "Tecnologia patenteadaTwinLoc".
Com uma bike deste género depois de umas saídas e tomar o pulso do que temos nas mãos, não nos contentamos só em percorrer trilhos normais! O atrevimento em nos divertir em trilhos sinuosos, técnicos, seja a subir ou a descer. Então aquelas subidas que com a Scott Spark, nem me atrevia a tentar fazer a tentação tomou conta de mim e passar à pratica foi intuitivo.

Com um curso de suspensão 150mm de curso, espigão de selim
telescópico, pneus agressivos 27.5x2.8″ / 900 Series: 29x2.6″ , travões
potentes, Shimano BR-MT520 Disc 203mm F&R / SM-RT64 CL Rotor aguenta bem o peso da bike, mais o meu peso.

Mas isto tudo o que falei acima é a parte do gozo.

Acreditem, que tenho terminado estes últimos treinos de e-bike todo moídinho!


É certo que o esforço em subida, é menor e mais controlado. Mas em descida e em plano acima dos 25km/h não há ajudas, a frequência cardíaca MÉD. com esta E-bike assemelha-se muito à dos meus treinos da estrada em ritmo Limiar Aeróbico. Controla-se melhor os picos de intensidade e sem quebras também. Chamo-lhe ritmo que "queima gordura".
As descidas, porque procurei em trilhos bastante acidentados e do mais duro que há por aqui, a exigência muscular foi elevada, a frequência cardíaca ou estabilizava ou aumentava mas devido à adrenalina da velocidade atingida. Perfeito para treinar a técnica, fortalecimento muscular, nomeadamente mãos, pulsos, braços, ombros e lombar.
Depois, quando atingia, em terrenos planos velocidades superiores a 25km/h a bike deixa de ter auxilio do motor e o peso acrescido à bicicleta, do motor, a fricção dos pneus, quando pedalamos dificulta bastante a nossa progressão no terreno. Vais a puxar peso extra.. Bom treino de força...
É bem mais fácil atingirmos velocidades de 30km/h ou superiores na Scott Spark que nesta e-bike.
Facilmente enumero varias razões de utilizações e vantagens das e-bikes mesmo para quem tenha uma boa condição física. Permite, quem poder, outro complemento aos seus treinos.
Treino de recuperação:
Seleccionarmos o modo Trail, ou Boost nas subidas mais inclinadas e fazemos um treino suave e a desfrutar na mesma os trilhos que mais gostamos e evitamos de ir para a estrada neste mês de Agosto.
Quando não estamos com disponibilidade física para forçar a pedalada derivado ao cansaço do trabalho, ou dos treinos ou simplesmente porque não apetece sofrer muito, mas que sabemos que umas pedaladas só nos ia fazer bem, mas ter que ir sofrer...
Vantagens das E-BIKES:
Um amigo que evita sair com o seu grupo de amigos porque sabe que vai sofrer, ou então não quer que esteja sempre à esperar dele derivado ao desequilíbrio de andamentos.
Com a e-bike acabaram-se as desculpas para não pedalarem juntos.
Um casal, em que ambos gostam de pedalar, mas raramente o fazem juntos porque os níveis de condição física são muito diferentes.
Claro que não é só coisas boas:
A autonomia da bateria acaba por saber a pouco é um dos principais handicaps, "talvez" tenho feito treinos de 2h30. chega sempre no vermelho...
Equipada com sistema de 4 modos, Off, Eco, Trail e boost.
O modo mais económico acho que dará para percorrer cerca de 80-100km, e o modo mais potente sempre ligado os 40/50km. Mas tudo depende sobretudo da intensidade da pedalada e do desnível acumulado da volta. Mais acumulado menor duração da bateria, bem como uma pedalada mais intensa.
O peso da bike está bem distribuído, não prejudica a condução. Os pneus sendo mais largos conferem mais segurança, de qualquer modo há sempre um período de adaptação, sobretudo nas curvas mais apertadas drops e saltos que estou a começar à aventurar.
Finalizando, se pretendermos uma volta longa temos que gerir muito bem a autonomia, usando sempre que possível o modo mais económico, o que significa maior esforço físico da nossa parte.
Se me deixarem ficar com ela mais uns tempos vou ter de reforçar a armadura e o seguro.

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