quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

ACUPUNTURA NO DESPORTO UNO


A consulta de acupuntura médica, tem por base um diagnóstico médico, integrando vários conceitos relacionados com a prática da acupuntura. O principal objectivo passa por entender da melhor forma os sintomas do paciente, a fim de ser encontrada a melhor solução. A abordagem integra uma compreensão física, mental e emocional. Se necessário poderão ser pedidos exames auxiliares de diagnóstico. Após um diagnóstico apropriado o tratamento pode englobar acupuntura, aconselhamento alimentar, suplementação vitamínica ou em caso de necessidade medicação. Acima de tudo, o objetivo consiste em resolver o problema desde a sua causa, procurando facultar ferramentas ao paciente para que se consiga a reversão do quadro clínico.

















"Acupuntura e desporto

São várias as ações comprovadas da acupuntura. A evidência já salientou a eficácia da acupuntura no tratamento de enxaquecas e cefaleias de tensão, lombalgias e artrose do joelho. No que respeita à sua utilização após exercício intensivo, é interessante perceber que os atletas submetidos ao tratamento de acupuntura mostraram sinais de recuperação mais rápidos. Estas conclusões foram conseguidas ao analisar certos metabolitos na urina, antes do treino, após o treino e após o tratamento com acupuntura. A redução dos metabolitos como o piruvato, lactato, citrato foi maior nos pacientes submetidos à acupuntura, quando comparado com o simples descanso.
















Acupuntura, desporto e dor

Em 2012, foi publicado uma meta-análise sobre a atuação da acupuntura no controlo da dor, incluindo cerca de 18.000 pacientes. Esta revisão mostrou que a Acupuntura foi mais eficaz que o tratamento convencional. Seguidamente foi publicado um novo estudo revelando que os resultados positivos se mantinham no período de 12 meses.





Depressão, desporto e Acupuntura

Estudo envolvendo 160 pessoas com diagnóstico de depressão concluiu que os pacientes tratados com Acupuntura melhoraram a sua qualidade de vida, ou seja, melhoraram a sua capacidade física, menor perceção de dor, maior interação social, maior controlo emocional e maior disponibilidade mental.
Outro estudo com 755 pacientes diagnosticados com depressão conclui que o tratamento de acupuntura, juntamente com o aconselhamento é superior à abordagem convencional. Estudo japonês afirma que através da modulação do sistema nervoso autónomo, a acupuntura mostra resultados positivos melhorando o estado depressivo em pacientes resistentes à medicação.















Ansiedade, desporto e Acupunctura

Muitas atletas apresentam ansiedade com o aproximar das provas, podendo interferir com a qualidade do sono. Durante a noite ocorrem muitos processos de reparação de tecidos e recuperação da fadiga muscular. A Acupuntura, ao ajudar no controlo da ansiedade e melhorando a capacidade de ter um sono mais profundo e reparador, pode ser um aliado perfeito quando se procura atingir um ótimo desempenho desportivo."


#FILIPEBRITO #AcupunturaMédica | #MedicinaEstética | #MedicinaAntienvelhecimento | #Fisioterapia | #Psicologia | #HipnoseClínica | #Nutrição | #MedicinadoTrabalho



Sem comentários:

Enviar um comentário