sábado, 13 de dezembro de 2014

Scott Sparrk RC - as primeiras impressões:

Já há alguns anos atrás competi uma época inteira com uma bike de suspensão total, foi em 2010 e, desde aí, experimentei a versão rígida da Scott e não quis mais outra coisa.
Volvidos 4 anos, eis que surge novamente a oportunidade de pedalar numa bicicleta de suspensão total - a nova Scott Spark RC.
 
 
Fiz as primeiras experiências com a bike equipada praticamente de origem e, a partir daí, fomos alterando um e outro aspecto, para que, dia após dia, eu e a máquina possamos estar cada vez mais em perfeita sintonia.
 
A Scale (rígida) não está esquecida, mas é uma bike que já me acompanha há alguns anos e por isso já sei o "maquinão" que é e já sabemos trabalhar juntos. Já foram milhares de horas passadas em conjunto, muitos km percorridos, muitas quedas, muitas alegrias e já sabemos que está para ficar.
 
Já a Spark (suspensão total) é para mim quase uma novidade e por isso muito temos de aprender juntos.
Depois dos primeiros treinos, em que procurei principalmente sentir a bike, agora estamos a aprimorar pormenores que poderão fazer a diferença para um melhor rendimento. Esta bike tem muito, mesmo muito para me dar e eu tenho de conseguir aproveitar isso.
Mesmo sendo uma bike de suspensão total, pode ser a parceira ideal para competirmos. Vem equipada com um sistema TwinLoc, uma tecnologia patenteada, que permite controlar o amortecimento e o volume de ar para disponibilizar 3 modos de suspensão. Tudo através de um único manípulo montado no guiador.
 
Para o treino de hoje invertemos o Flip/Flop, um chip presente no link do amortecedor que permite alterar a geometria, o que faz com que o bloco pedaleiro suba 6mm e o ângulo de direcção altere 0,5 graus.  A bike ficou com um comportamento completamente diferente. Notei que se tornou mais rígida (já não estava tão brincalhona), mais estável. Manteve o conforto mas cada vez que carregava no pedal ela respondia como um todo não havendo falhas de energia.
A subir notei diferenças para melhor, mais parecida com a Scale.
 
 
Se alguma vez pensei que pudesse perder algum rendimento com esta bike, hoje já não penso assim.
Em zonas de pedras é mais confortável, desço sem ter de pensar muito porque a bike faz uma leitura do terreno soberba. Sinto muito menos pancada, a bike flui muito mais por entre as pedras, tem muita tracção, mesmo a subir, e permite-me andar mais vezes sentado o que não é normal para mim... 
 
Para as longas distâncias será esta a minha escolha.
 


Scott Spark 900 RC

PESO
10,4 kg
QUADRO
SCOTT Spark 900 RC
SUSPENSÃO
AMORTECEDOR
SISTEMA REMOTO
Fox 32 Float Factory
Fox Nude/Scott custom, CTCD 3 modos
TwinLoc
DESVIADOR TRASEIRO
Sram XX1 11V
MUDANÇAS
Sram XO1 Trigger
COMPONENTES
Ritchey WCS
TRAVÕES
Shimano XTR Disc
PEDALEIRO
SRAM XX1 - 34D
SELIM
Ritchey WCS Streem EVO
CORRENTE
Sram PC XX1
CASSETE
Sram 10-42 D
RODAS
Syncros XR RC 29"
PNEUS
Maxxis Ardent Race; Maxxis Ignitor
PEDAIS
Pedal BBB BPD-13 - Forcemount TI
SUPORTE BIDÃO
BBB BBC-36-Flexcage

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