quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

BikeFit: Correcção postural na bicicleta

Ontem fui fazer uma avaliação técnica da minha postura em cima da bike, ou melhor das bikes, porque não fazia sentido fazer só com uma. São 3 e todas diferentes.
 
A FAMABIKE fez uma parceria e disponibiliza aos seus clientes a oportunidade de efectuarem um BikeFit,  uma avaliação biomecânica, ou seja, uma avaliação dos movimentos do "atleta" para um ajuste da bicicleta ao ciclista.
 
 
Já há vários anos atrás fiz um teste semelhante, mas entretanto mudei de bikes, fui alterando a minha postura a pedalar, foram aumentando as horas em cima da bike e tornou-se uma prioridade voltar a fazer uma avaliação.
 
Pretendo evitar lesões e melhorar o conforto em cima da bike em provas longas como as maratonas. Já não era a primeira vez que na massagem de recuperação, após uma prova mais dura, o meu massagista notava um encurtamento de uma das pernas por contração do ilíaco, cremos que seja devido a uma postura menos correcta em cima da bike, talvez o espigão do selim alto ou baixo... 
Durante o ano fomos fazendo alterações mas sem encontrar a posição certa. 
 
 Os meus objectivos de postura em cada uma das bikes é diferente e com a ajuda dos ajustes efectuados fizemos alterações procurando numa mais o conforto, noutra mais potência e outra mais racing. Ajustamos selim, guiador, cleats dos sapatos, etc.  
 
Agora com as correcçoes efectuadas ao cm vou ver como me sinto nos próximos treinos.

Para além de tudo, é uma avaliação muito em conta tendo em conta os beneficios e que devia ser realizada por todos os utilzadores frequentes da bicicleta.

Perguntem na FAMABIKE já que requer marcação prévia, demora cerca de 60 minutos por bicicleta e custa 20€ por bicicleta.

Sem comentários:

Enviar um comentário