sábado, 3 de maio de 2014

Maratona de Santo Tirso/ XCM Taça e Campeonato Reg. Porto - 01/05/2014

Decorreu ontem a 2º maratona de Santo Tirso com organização da Nast que foi em simultâneo o Campeonato Reginal do Porto e uma das provas da Taça do mesmo regional.

Embora não conhece-se o percurso, fazia uma pequena ideia da dureza dos trilhos da zona envolvente, Agrela, Monte Córdova, Seroa...
A partida deu-se junto à Câmara Municipal e logo no arranque deu para ver o que se ia esperar da corrida, eu estava bem fisicamente mas sabia que não podia lutar pela camisola de campeão devido às regras da Ass. Reg. do Porto, mesmo que ganhasse a corrida a camisola seria atribuída a outro atleta.
Rapidamente isolei-me em primeiro da minha categoria, sempre a ver os primeiros elites. No primeiro abastecimento já levava algum avanço dos mais directos perseguidores e sentia-me cada vez melhor. Até começaram a aparecer as descidas e os problemas fruto do toque kms atrás de um companheiro, que levou à minha queda, fizeram-se notar. Enquanto estavamos a subir não dei por nada, somente quando começamos a descer a corrente saltava fora, cada descida com mais trepidação lá tinha eu que parar voltar a meter a corrente no seu lugar e voltar a ganhar ritmo, isto assim, várias vezes até que passa por mim após 5 minutos  de monta e desmontar o primeiro master. 
Sempre que em subida tentava jogar com as mudanças para a corrente não sair não tinha muita sorte, agora sei porquê. E para além dos problemas nas des idas, agora as subidas eram também um problema, a corrente acabava por sair sempre. Só quando cheguei à segunda ZA preparado para ter de abandonar a prova é que vi que o problema eram no prato da frente e não na mudança atrás como pensava. Trazia 2 dentes do prato da frente empenados desda a queda do km 10. 
A pedido da Sofia, que procurou ajuda mecânica e por sorte o amigo Paulo Monteiro da Candybike prontificou-se a tentar ajudar.
Com todo este tempo perdido entre o ritmo perdido até ali, a procura de ajuda e a resuloção da avaria, já muito colegas tinham passado e a vontade de continuar a prova não era muita. Pouco já haveria a fazer mas como desistir não faz parte de meus objectivos e com a motivação dos amigos lá segui.
Dali para a frente foi imprimir pulsações de treino e tentar concluir a prova com a melhor pontuação possível.
Muitos eram os colegas que estavam nesta fase à minha frente que começavam a quebrar com a dureza do percurso o que me fez ainda recuperar alguns lugares.
A organização está de parabéns fez aqui um excelente trabalho.
Depois de ontem ter deixado a bicicleta na FAMABIKE, para tentarem repará-la, em tempo recorde, para a trazer para a prova de Estremoz, verificaram que para além do problema mecânico no prato da frente, tinha também danificado a cassete nos andamentos leves e empenado a roda traseira. 
O meu "armamento" para os 71km.
O meu Staff, Sofia e Elisabete Costa

Excelente registo do Dr. Amândio.

Ainda bem que não parei no abastecimento, senão perdia-me nestes muffins.

O Paulo Monteiro da Candybike a tentar resolver a avaria mecânica na ZA 2.

Ossos do ofício resultantes da queda.



Com o meu amigo Zé Campinhos (o meu torturador fisico).
Um agradecimento aos meus sponsors:
TOMATUBIKERS, Padaria Desejos, VRC Warehouse Technologies, FAMABIKE, Intermarché, Cosmocar, Dom Villas, MCSdesign, Orly cabeleireiros de homens, Restaurante Dragão, CMRFC, Termas Caldas da Saúde, ZIPVIT, BBB, Compressport Portugal, Michelin, SCOTT, Centro Girassol, Edfoli.
Fotos:

Sem comentários:

Enviar um comentário