domingo, 6 de outubro de 2013

Maratona do Gerês - XCM Reg. Minho - 06/10/2013

Esta maratona teve tanto de beleza como de dureza!
 
Foram 64km distribuídos pelos belos trilhos do Gerês.
Pessoalmente o Gerês diz-me muito... belos momento já aqui passei e é sempre bom regressar, de verão, outono, inverno, é sempre especial, e cada estação tem um encanto diferente.
 
Mais uma vez, aproveitamos para ficar cá instalados na nossa já experimentada Moderna.
 
Este ano, e ao nível de pontuação trazia objectivos que foram plenamente cumpridos. Um segundo lugar em Master A, permitiu-me, cabalmente, fechar a minha participação na Taça XCM do Minho em 2º lugar, o que me deixa realizado dada a competitividade ao longo das 3 provas da Taça.

Se dividíssemos o percurso em 3 partes, pessoalmente diria que gostei de 2 partes e a 3ª não me convenceu. As subidas, duras e longas já característica do Gerês, que gosto, as paisagens do melhor que pode haver, predominando a vista sobre o Rio Caldo. A passagem junto ao Mosteiro de São Bento, os imensos cavalos selvagens, as aldeias rurais, etc.
Os caminhos de cabra foi para mim o calcanhar de Aquiles, desta maratona. Uma passagem chata, sempre embarrando em tojo e pedras, ora passavam os pedais e não passava a roda, apoia um pé, bate com o pedal, etc, etc. Acho que existiam boas alternativas mas fica a sugestão, a paisagem de lá de cima era lindíssima, mas o transtorno para quem vai a competir, não é fácil, tendo existido algum risco de queda.

 A zona inicial junto ao Rio Caldo era também surpreendentemente agradável, mas também muito penosa, principalmente nos 3km finais.
 
Foram muitos os colegas TOMATUBIKERS presentes e a armada feminina também, que estiveram em grande número.
 
A dupla Raquel & Henrique que fez o impossível para chegarem à ZA1 e 3. Transformaram um Smart numa moto 4 e rumaram monte acima. Vocês são qualquer coisa de fenomenal!
 
Relativamente às ZA's a opção da organização não foi a mais feliz, muitos colegas ficaram sem abastecimento, eram inacessíveis e demasiado distantes uma da outra. Neste caso é sempre mais fácil deslocar o percurso da prova uns 500 metros até a uma aldeia ou estrada. É mais facil um atleta fazer um pequeno desvio, do que uma caravana de carros se deslocar por caminhos em muito mau estado.
 
No entanto não queria deixar de dar os meus parabéns à organização, pelo esforço e pela coragem de mesmo com todas as adversidades conseguir realizar mais uma vez esta prova.
Gostaria muito de ver aqui uma maratona do nacional. O nosso Gerês merece!

E como sempre, um agradecimento especial a quem torna tudo isto possível: TOMATUBIKERS, Padaria Desejos; Famabike; MCSdesign, Coutauto; Orly cabeleireiros de homens; Frutas Sãozinha; Restaurante Dragão; CMRFC; Termas Caldas da Saúde; NUTRISPORT, BBB, Lavandarias Paulinha; Marrakech, bar; Campinhos; Centro Girassol; Edfoli; Pacto; Biketreino; Scott e Município de Famalicão.

 
 

Fotos:
Eduardo Campos
Eduardo Campos II
Eduardo Campos III
Eduardo Campos IV
ACM
TOMATUBIKERS
Organização
Amadeu Mendes


Sem comentários:

Enviar um comentário