terça-feira, 31 de março de 2020

Mais um treino em casa. 31/03/2020


Mais um dia, mais um treino em casa.


A vantagem de treinar no rolo é que permite treinar menos horas e até melhorar a nossa condição física até, mas somente se utilizarmos o rolo com rigor. E a experiência que fui adquirindo também diz-me que não podemos abusar.



Por esta altura, ajuda a matar o vício por isso mesmo, há que aproveitar e tirar proveito dos benefícios do rolo.

Claro que não é a mesma coisa que apanhar vento no rosto e subir montanhas e descer montanhas.

Não me chateia nada fazer treinos no rolo, aliás, pelo menos uma vez por semana, já era hábito. Aliás, o rolo melhorou consideravelmente o meu desempenho desportivo e inclusive a técnica de pedalada.

Não podemos dizer que substitui o treino na estrada, mas é o complemento ideal (numa altura normal e não propriamente no caso atual), inclusive permite rotinas específicas para se trabalhar séries de sprint, cargas com watts, pedaladas altas em cadência, coisa que é complicado de se realizar na estrada por causa do trânsito e que requer sempre uma grande concentração.

Não sou apologista de fazermos treino todos os dias no rolo.
Eu, pessoalmente, tenho a vantagem de ir alternando, o treino de rolo, a posição e outras desvantagens, porque atualmente tenho ao dispor dois tipos de rolo, um fixo e um livre e também tornas os treinos menos monótonos.

O tempo em cima do rolo é para mim o cerne da questão. Aconselho sessões de treinos não superiores a 1h30 e não convém ser todos os dias. É preferível aumentar a intensidade se procuram determinado resultado em vez de aumentarem o número de horas.

Pedalar tanto tempo sempre no mesmo sítio, numa situação por vezes com deficiente refrigeração corporal e obrigando o nosso corpo a permanecer demasiado tempo na mesma posição é prejudicial, não só a nível físico como psíquico. E os contras são muitos, desidratação, aquecimento das articulações e dos grupos musculares, muita compressão do períneo e próstata (no caso dos homens) o que creio que possa vir a trazer problemas no futuro.
Já fiz algumas asneiras, mas… não aconselho mais de 2h máximo/treino.

Existem três tipos de rolos: os Smart Trainers, o rolo de treino livre e rolo de treino fixo.

Como programo alguns planos de treino, o Smart Trainers permite-me tirar mais rendimento, mas, confesso que o rolo livre tem sido divertido. Com este tipo de rolo trouxe-me benefícios ao nível da destreza e técnica de equilíbrio em cima da bike.

Hoje foi dia de dureza com treino específico de 1h com aquecimento e de seguida um treino intervalado de 8 minutos duros, como podem ver no gráfico com limite de 396watts.

Divirta-se nos rolos, mas muito cuidado com a hidratação! A perda de líquidos em treino de rolo é enorme, o que leva a uma grande perda de sais minerais. Não se esqueçam de se hidratarem corretamente com um isotónico (sais), principalmente quem transpira muito, e beber muita agua após o treino. Um recuperador nos 30 minutos seguintes ao treino também é recomendável.

Amanhã há mais!



Sem comentários:

Enviar um comentário