segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

RACENATURE MONTEMOR-O-VELHO & FIGUEIRA DA FOZ 24, 25 e 26/01/ 2020


Race Nature Montemor-o-Vellho/Figueira da Foz foi mais um dos fantásticos eventos Race Nature. Um evento que está ao alcance de todos. Quer queiras participar pelo puro prazer de desfrutar bons trilhos ou com intuito de competir, a concorrência é sempre alta, a presença de grandes atletas nacionais da modalidade estão sempre lá, agora até aberto está às E-bikes com direito a classificação da categoria. O que se pode pedir mais?
Foi a minha primeira vez em dupla no Race Nature e foram 3 dias espetaculares partilhados com o meu parceiro e amigo André e com a família.



A experiência em dupla foi muito boa e até fiquei com vontade de fazer outras provas nestes moldes e vai daí talvez tenha de alterar o meu calendário de provas e eventos que já estavam planeados para este ano. A ver vamos…

Na sexta-feira, dia 24 foi dia de prólogo. Não pudemos participar, pois por motivos profissionais e familiares não nos foi possível estar presentes na hora da chamada. Foram cerca de 4kms percorridos na cidade da Figueira da Foz, que dava acesso às camisolas de líder por escalões para a etapa do dia seguinte.

Dia 25, sábado foi dia da 1.ª Etapa com 80 km com partida e chegada em Montemor-o-Velho. O cenário estava montado com o magnífico Castelo de Montemor-o-Velho como pano de fundo. À hora da partida o frio apertava, mas acabamos por ter uma manhã de sol.


Domingo, dia 26 de janeiro, foi dia da 2.ª Etapa 2 composta por 70 km. O percurso já era mais circulável e divertido mesmo perante algumas zonas com muita agua não tivemos o mesmo problema do dia anterior que o piso era bastante barrento. Devido às intempéries de dias anteriores o piso em algumas zonas era bastante complicado, perigoso e muito pesado as rodas das bikes chegavam por vezes a pesar mais 20 kg tamanha era a quantidade de lama que agarrava às bikes.



Nas minhas aventuras, nos eventos do Race Nature, tenho optado pelo PACK FAMÍLIA. É mais prático geralmente para quem leva família. Inclui a participação na prova, frontal, tracks gps, alojamento em quarto duplo (desta vez só em regime de alojamento com pequeno almoço), lanche reforçado no final de cada etapa, com o que é necessário no final de uma prova, a famosa “pasta party” 😊 Inclui também os abastecimentos líquidos e sólidos, assistência mecânica durante e após a prova, bidões, massagem desportiva e ainda para todos os que concluírem medalha de finisher.
Os acompanhantes também usufruem das mesmas condições que os atletas, com exceção da massagem.



No final de cada etapa, podemos descansadamente deixar as nossas bikes para lavagem e afinação no bike point da organização e aproveitar o resto de cada dia, pois no dia seguinte a bike estará impecável à nossa espera.

Ficamos alojados num Hotel 4* escolhido pela organização, com o único senão da distância de cerca de 19 km entre a Figueira e Montemor. Era esta a distância que tínhamos de percorrer entre o local do alojamento e o local de partida/chegada. Para nós, a distância até que não foi um grande problema porque como sabem tenho um “staff” pessoal que me ajuda e acabou por tornar tudo isso mais fácil nas idas e voltas para o merecido descanso.
O André que me desafiou para este evento, leva já no currículo muitas aventuras de longa distância, Ironman, etc., mas não estava era habituado a ter “staff” em prova. Como sempre, não faltaram as fotos, a presença em todos os abastecimentos da organização, as palavras de incentivo e o presuntinho ou bananinha na boca. Mimos!


Foi uma experiência muito divertida e foi um gosto fazer dupla com o André. Só faltou mesmo ele ter levado a suas agulhas já que ele é o meu mestre de acupuntura médica além de um excelente médico e um grande amigo.


Vivi este evento sempre na procura do companheirismo e diversão. Perceber até onde podemos ir enquanto dupla, gerir o esforço, a adaptação ao ritmo alucinante das partidas, à nova suplementação 226ers, aos pneus de 2,35, ao material novo da minha Spark. Tudo isto num ambiente mais competitivo e a prestar atenção aos pormenores. 
Por saí bastante esclarecido seguindo as minhas sensações e tirando as dúvidas sobre o material.















Mais uma vez, senti-me em casa e acarinhado por todos, tanto eu como a Sofia.
Não podia por final deixar de agradecer as muitas fotos do meu amigo Eduardo Campos que a juntar às possíveis da Sofia dá sempre toque especial!











Sem comentários:

Enviar um comentário