quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Maratona Ibérica da Castanha BTT - Bragança 03/11/2019

Nas adversidades nunca desesperes. Assim como nunca te sintas obrigado a resultados pois quando menos esperas o Sol brilhará!

Apesar do frio, foram quase os 700 atletas que não faltaram à chamada para o desafio que estava reservado para a Maratona Ibérica da Castanha, com uma forte presença de atletas do outro lado da fronteira, Espanha.




Uma manhã fantástica, a pedalar por entre soutos, grandes castanhais, campos agrícolas, vilas típicas da região e com paisagens de cortar a respiração.




Pela envolvência e dinâmica associadas ao evento, mesmo perante as condições climatéricas dos dias anteriores o que se previa que iria dificultar a vida aos praticantes, o traçado escolhido potenciou as excelentes condições que o concelho apresenta para este tipo de provas, puro BTT.



A juntar a isto tudo foi o excelente fim-de-semana proporcionado pelo Município de Bragança a quem agradeço o convite.

Mas nem só da Maratona tive o privilegio de usufruir, como juntei o útil ao agradável nesta minha ida até Bragança mais uma vez este ano. 


Este evento esteve inserido na 18.ª Feira Internacional do Norte, com o XII Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha, para aí também promover um conjunto total da região, Natureza, Gastronomia e Desporto.

Nesta feira, onde estava situado o secretariado na véspera, também foi o local de entrega de prémios aos vencedores da Maratona (Domingo dia 03/11)

Amavelmente fomos, eu e a Sofia, convidados para jantar num dos restaurantes expositores da feira e aproveitamos para visitar os stands expositores no Pavilhão do NERBA, com diversos produtos artesanais e gastronómicos da região. Saltou à vista e também pudemos ver e apreciar o "Ouro Transmontano" que já começou a cair dos ramos dos Castanhais da região, a bela Castanha transmontana.


Saboreamos a boa gastronomia que também é uma das mais ricas ofertas da região. Uma cozinha forte, cheirosa de ervas, à base de carnes assadas no forno, o famoso javali, o galo, a perdiz assada, os fumados e o maravilhoso pudim de castanhas. 

Mas não podemos esquecer o vinho, sempre o vinho, de que a região tem uma oferta muito variada.

Ficou a vontade de lá voltar porque vale a pena bem repetir!












3 comentários:

  1. Parabéns Grande AMIGO.

    VIVER O HOJE É SEMPRE O MELHOR PARA RECORDAR NO DIA SEGUINTE.

    GRANDE ABRAÇO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo!
      Um dia destes tem que embarcar em mais aventuras iguais!
      Abraço.

      Eliminar
  2. Parabéns GRANDE AMIGO

    VIVER SEMPRE O HOJE PARA SABOREAR NO DIA SEGUINTE.

    GRANDE ABRAÇO

    ResponderEliminar