sexta-feira, 2 de março de 2018

Como escolher um selim?

Escolher um selim pode parecer uma coisa fácil e até mesmo básica mas não o é. Para acertarmos na escolha do selim, temos de ter em conta vários factores como a estrutura da pélvis (bacia), a morfologia pessoal, etc. Cada individuo é único e mesmo seguindo os factores anteriormente referidos a parte de experimentar vários selim é fundamental - o chamado teste drive :)

Para mim o principal é sentir-me confortável com o selim. O que custa mais € não quer dizer que seja o melhor e/ou a escolha mais acertada. Nem consigo imaginar ter de fazer 100km em cima de uma bike em que que a cada pedalada me lembre do maldito selim, mas bem isso já não me acontece há mesmo muito tempo.

Termos uma gama demasiado vasta de selins para escolha às vezes também não ajuda, só complica. O essencial é focarmos-nos em 2 ou 3 modelos e passarmos ao teste drive.

Depois de acertamos com a escolha do selim, a primeira etapa está ultrapassada mas não podemos ficar por aqui pois é necessário verificar regularmente os apertos e a posição do mesmo. 
Se não estiverem ajustados correctamente e se a ponta do selim estiver numa posição muito levantada ou para baixo, até pode ser o selim certo mas certamente com o tempo os problemas voltarão a surgir e a culpa não será do selim. Resumindo: selim correcto + manutenção = conforto.

A Syncros diz que devemos ter em conta 4 factores para escolher o selim que mais se adequa ao nosso corpo e fisionomia (são os meus selins, tanto na bike de estrada como nas de BTT):


1- Uso principal; 2 - Posição; 3 - O seu selim; 4 - O seu tamanho.





1 - Uso principal:


Ter em atenção o uso que se irá dar à nossa Bicicleta, se vamos utilizar em Estrada ou em Montanha.



2 - Posição:

É importante sabermos a nossa posição/postura maioritariamente durante a nossa condução em cima da bike


3 - O seu Selim:




Existem vários modelos de Selins adequados a diferentes Atletas:


RR

Ideal para ciclistas que adoptam uma posição mais agressiva e procuram a melhor posição para performance, seja aerodinâmica seja para rolar nos drops.

FL
Partilhando a base do selim XR, o Selim FL tem mais acolchoamento de forma a aumentar o conforto em geral. A geometria mais relaxada do Selim e o desenho do FL permite ser usado nas várias disciplinas.

XR
Pensado para competir em BTT, este Selim foi desenhado para ser pouco obstrutivo e orientado para a performance.

4 - O seu tamanho:



Os Selins da SYNCROS estão disponíveis em duas larguras para que se possamos escolher qual melhor para cada um. 

Se quiseres saber mais sobre os selins Syncros ou dos que estou a usar podes ver aqui neste link abaixo ou passares na FAMABIKE





Fonte do artigo: SYNCROS PORTUGAL





Sem comentários:

Enviar um comentário