quarta-feira, 24 de abril de 2013

XCM Taça de Portugal - Maratona de Alte - 28/04/2013

A Maratona de 2013 terá uma saída bastante diferente. O percurso, depois de passar a Fonte Pequena, a igreja matriz e circundar a aldeia de Alte, segue plano para a Nave dos Cordeiros, iniciando depois a súbida para a aldeia abandonada da Rocha Amarela, descendo depois para os rápidos e sinuosos trilhos da várzea de Paderne.
O serpentear do percurso, por trilhos do barrocal, ladeados de vegetação mediterrânica e por inúmeros pomares de citrinos, nesta fase inicial do passeio, proporciona sempre muito prazer. O percurso segue depois a subir para o Cerro Grandeonde as vistas são espectaculares, em pleno barrocal, com o mar a sul e o magnífica serra algarvia como pano de fundo a norte, fabuloso
. A descida do Cerro Grande é curta mas acentuada e sinuosa, apresentando alguns rasgos que recomendam muita prudência. Ao Km 18 surge a primeira incursão no barrocal profundo e ainda completamente inabitado, onde os cheiros do mato imperam.

A 1.ª ZA suge ao Km 26 junto ao Parragil. Depois da ZA sobe-se para o Monte Seco. A descida que se segue é extensa, por vezes acentuada, mas muito muito divertida. Esta descida conduz o percurso até ao magnífico vale e inigualável single track junto da ribeira de Algibre, o vale tem cerca de 8 Km, sendo 4 destes feitos em single tracks absolutamente deslumbrantes. Estas veredas são muito sinuosas e técnicamente exigentes.

A maratona segue depois a subir para o Estiveira, desce novamente para a zona plana da Nave dos Cordeiros e sobe de novo até à aldeia de Benafim, onde se encontra a 2.ª ZA (Km 46). A maratona segue depois para a Rocha da Pena, fazendo antes outra incursão pelo barrocal profundo, num troço de 4km com muita pedra a exigir de novo muito trabalho técnico. Aqui a prudência e a pericia de condução poderão evitar alguns furos.
As vistas a Norte sobre a Rocha da Pena são soberbas. A rampa de acesso à Rocha da Pena é curta mas muito inclinada.
 
A descida até à Brazieira antecede a principal dificuldade da maratona que é a subida para o alto do Malhão já em plena serra algarvia - local da mítica chegada da Volta ao Algarve em Bicicleta, onde as largas vistas sobre a serra do Caldeirão e sobre a rocha dos Soídos, assim como a tipica aldeia do Malhão com os seus antigos palheiros circulares, construidos em pedra, valem bem o esforço. Desce-se depois para vale da ribeira de arade, sobe-se para o cerro do Sobradinho (Km 66) e desce-se para a aldeia do Sobradinho para a 3.ª ZA (km 70).

Recuperadas as forças a maratona segue para o pico do cerro do Azinhal, são 2 rampas curtas mas muito dificies. O esforço é de certeza compensado pela vista 360º que o cerro do azinhal oferece, a vista até à Serra de Monchique é deslumbrante. A maratona desce depois para Sarnadas, segue para a Quinta do Freixo e sobe pela última vez ao cerro do Passul.Segue-se depois a descer para os merecidos aplausos até ao magnífico espaço de lazer da Fonte Grande, onde se encontra a chegada. A nascente de água da fonte e a piscina natural que forma são o garante de um refrescante convívio, nessa época primaveril, no final da Maratona.

by BTTAlte

Caracteristicas Técnicas
- 87 Km de extensão
- Acumulado subidas 2.171 metros
- Duração aprox. 4h45.- Nível técnico: 4(5)- Nível físico: 4(5)


Fotos:
Onebike

Sem comentários:

Enviar um comentário