domingo, 6 de janeiro de 2019

Como treinar em dias de muito frio e chuva? Roupa, Alimentação e outras dicas.

Como me preparei para enfrentar as temperaturas negativas dos Alpes? 



Quando está muito frio, sair para treinar com muita roupa também não é muito aconselhável!

Uma boa técnica, que frequentemente utilizo, para quem tiver paciência é fazer um pequeno aquecimento de 15 a 20 minutos (em rolos) antes de sair para a rua.

Qual é a roupa adequada para andar de bike em dias de muito frio?
Neste dias, o calor corporal é perdido essencialmente pela cabeça, pele, pés e mãos. Por isso aprendi o importante que é proteger as extremidades do corpo, como os pés, mãos, cabeça, orelhas, etc.

A roupa interior deve ser, de preferência, de material sintético, capaz de eliminar o suor do corpo, mantendo-nos quentes e secos, permitindo a evaporação do suor, e ser suficientemente quente para manter o calor corporal, mas respirável para evitar sobreaquecimento.

A roupa exterior, essa deve ser à prova de água e vento.

Temos de apostar em roupa de qualidade! Um bom casaco, calças, ou corsários (objectivo é proteger os joelhos), capas, luvas e uma termo chega!
Não acho que seja o correto levar muitas peças de roupa vestidas para treinar pois, depois de começares a transpirar, imagina o tempo que essa roupa toda demora a secar...

Um bom casaco é aquele que não deixa o vento entrar! Tecidos em membrana são os indicados nesta altura. Mesmo que sejas muito calorento não queiras levar com o vento gelado no peito ou cabeça, usa pelo menos um colete em membrana. 
Uma gola faz sempre jeito nas descidas para proteger o rosto e a pele do vento gélido.  

Umas boas luvas que sejam maleáveis e à prova de vento! Em tempo muito frio não gosto de luvas Impermeáveis ou meias transpiro muito pelas mãos.

Se procuras roupa com estilo e personalizada procura a DI GARDA 😉



Meias impermeáveis acho um erro e pessoalmente não aconselho, mesmo em dias de muita chuva, certo que não entra o frio mas, se transpirares nos pés, a água que acumulares também não sai e mais facilmente ficas com os pés gelados.
Uma meia confortável de algodão e umas capas de sapatos (
que não deixem entrar o vento) é que fazem a diferença.

Um ciclo de Multivitamínico rico em Vitamina C, se ainda não o fizeste, ainda vais a tempo, o Inverno só começou no dia 21 de Dezembro. Defesas em baixo gripes e constipações é certo. 

Durante o treino não esquecer a hidratação, uns bons sais são aconselhável e eficaz para repor os electrólitos perdidos, hidratando e mantendo o sistema imunitário durante o treino mais activo e ajuda na queima dos excessos das festas...

L-CARNITINE 1h antes de sair para treinar. Géis de cafeína é altura certa para se levar para prevenir os empenos.

Escolham suplementação de qualidade!

Na estrada ter cuidado com as zonas de gelo, muita água, travar antes de chegar às curvas e usar o travão da frente nas curvas.

Sem comentários:

Enviar um comentário