segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Dia do Queijo 20/01

COMER QUEIJO TODOS OS DIAS FAZ BEM À SAÚDE?

Comer queijo todos os dias afinal faz bem à saúde!

Comer queijo faz bem ao coração, segundo novos estudos que tiveram em conta dados de mais de 250 mil pessoas por um período de dez anos. 
Esta é uma excelente notícia para grandes consumidores de queijo, como eu!


O queijo é uma óptima fonte de nutrientes importantes e, por isso, embora não seja considerado um superalimento, quando consumido regularmente pode trazer grandes benefícios para quem pratica desporto e à saúde. Vejo muitos nutricionistas a defenderem o não consumo de leite de vaca e a aconselharem o queijo em detrimento do leite.

Para se obter todos os benefícios do queijo tem de ser consumido de forma moderada e a dose recomendada é de 30/40 gramas por dia.

Os tipos de queijos que adquirimos, de qualidade, é que fazem a diferença. Saber as suas diferenças e como são confeccionados. Produtos de referência e de qualidade comprovada assim como certificados. Hoje em dia há muitas formas de nos enganarem com o paladar...


Os queijos mais amarelos geralmente são os que possuem maior teor de gordura e calorias. Ter em atenção para não ganhar uns quilinhos a mais.

Como da mesma forma que quase todos os lacticínios, o queijo, possui um elevado teor de probióticos que nos ajudam a regular a flora intestinal, evitando o surgimento de muitos problemas como prisão de ventre ou a diarreia.
Um alimento comprovado que ajuda amenizar algumas doenças que se dão no intestino.
Sendo queijos com qualidade, todos possuem excelentes benefícios para a saúde porque contêm os mesmos nutrientes do leite e do iogurte, vitamina B12, (que tanta falta faz a quem pratica desporto de endurance e não só) cálcio e proteínas.


Sempre que consumidos com moderação, ajudam a:

- Regular o trânsito intestinal;
- Reduzir o colesterol ruim;
- Prevenção do cancro de intestino.

Ao ajudar a reduzir os níveis de colesterol, é uma óptima forma de fortalecer e proteger o coração de todos os riscos cardiovasculares, insuficiências cardíacas ao evitar pressões altas, ou enfartes.



Vitaminas e Minerais

Uma grande fonte concentrada de vitaminas e minerais. Isto não é de surpreender, já que basta sensivelmente 250ml+/- de leite para produzir uma fatia de  queijo.

O queijo está entre as mais ricas fontes de cálcio, muito importante para os ossos.

Vitamina B12, muito importante para a função do nosso sistema nervoso.

Sódio, que é adicionado ao queijo para aumentar a vida e sabor.

Fosforo um mineral essencial amplamente disponível em alimentos, especialmente alimentos processados e o seu consumo é elevado na dieta. 

Selènio: mineral dietético com várias funções importantes no corpo.

Zinco: elemento vestigial essencial que serve uma diversidade de funções.

Vitamina B2. 

Vitamina A

Vitamina k2, que de ingestão adequada é importante para a manutenção e saúde do coração.


Ps: Únicos cuidados a ter é de quem for intolerante à lactose, o açúcar do leite, que é o principal hidrato de carbono encontrado nos produtos lácteos. 
Algumas pessoas não conseguem digerir a lactose. Intolerantes à lactose, como são conhecidas algumas pessoas, o que leva a provocar gases e por vezes diarreia.

Queijos de qualidade? DOM VILLAS certamente. ;)




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