domingo, 2 de março de 2014

Duatlo de Famalicão - 02/03/2014

Esta foi a 4ª edição do Duatlo de Famalicão e foi também a minha 4ª participação junto com o Ricardo Vale.
Acho que já fazemos parte da "mobília", muito embora estivéssemos na incerteza de participar até aos últimos dias devido a outros compromissos de competição.
 
Cerca de 1.000 participantes, fizeram a festa neste evento de referência., com a organização impar dos Amigos do Pedal. Muito público a assistir, muitos fotógrafos que nos captaram em magníficas fotografias, muito carinho, muito incentivo, muitos amigos, tudo muito bom, menos o tempo...
 
O tempo esteve muito chato aqui em Famalicão, um céu cinzento, uma chuva miudinha e constante, e o terreno com toda esta chuva não era o melhor, muito duro, muita lama o que dificultou e muito o circuito de Btt composto por 20km.
A dureza destes 20km levou a um desgaste físico igual ao de algumas maratonas que já fiz.
A parte de corrida, que se fez no nosso belo Parque da Devesa, esteve bem melhor pesou no entanto o frio e o vento, que acompanharam os 5km iniciais e os 2,5 finais que o Ricardo cumpriu.
 
Quanto ao desempenho da nossa dupla, as coisas correram bem. Na parte de corrida inicial o Ricardo chegou com uns 10 segundos de avanço, a transição correu bem, fui o primeiro a sair do parque mas já com várias equipa a efectuar também a transição.
No início do BTT consegui aumentar a diferença de tempo para a equipa perseguidora, não é nada fácil ser o primeiro da corrida porque o ritmo é aquele que imprimimos sem termos qualquer referência.
Logo na entrada do primeiro single-track sofri uma queda, sensívemente ao km 6, que fez com que fosse apanhado e ultrapassado pelo companheiro que vinha atrás. A parti daí e depois de o alcançar foi seguir ora um na frente ora o outro, acabamos por ir gerindo os dois.
Entramos na parque de transição juntos e mais uma vez eu e o Ricardo fizemos uma rápida transição, afinal já são 4 anos em dupla, e o Ricardo seguiu para a última fase da corrida com algum avanço que lhe permitiu fazer os útimos 2,5 km controladamente.
 
Saímos vitoriosos, pelo 4º ano consecutivo, em duplas de estafetas. Como alguém nos disse ontem " Para vos vencerem não chega ser só bom na corrida ou só bom no BTT, têm de ser os melhores nos dos segmentos. Senão não vai ser fácil..."
 
 
 
1ª transição corrida/BTT
 
Single track logo após a minha queda
 
 
 
Imensas pessoas a assistir, mesmo com o mau tempo.
 
 
 
Foto Dino Lima
A minha equipa, TOMATUBIKERS, também esteve presente com muitos atletas, fotógrafos, staff de apoio, etc. Fizemos vários pódios e mesmo os colegas de lazer fizeram excelentes desempenhos, ultrapassaram obstáculos e não deixaram de participar.

Agradeço a todos os amigos e familiares que me foram apoiar e incentivar. Aos colegas que no meio da lama que na sua dificuldade não deixaram de tentar facilitar-me a passagem e ao mesmo tempo darem uma palavra de incentivo - vocês são enormes! Obrigado!

Agradecimento aos meus sponsors:
TOMATUBIKERS, Padaria Desejos, VRC Warehouse Technologies, FAMABIKE, Intermarché, Cosmocar, Dom Villas, MCSdesign, Orly cabeleireiros de homens, Restaurante Dragão, CMRFC, Termas Caldas da Saúde, ZIPVIT, BBB, Compressport Portugal, Michelin, SCOTT, Centro Girassol, Edfoli.

Fotos:
Sofia Brito
Sofia Brito II
Sofia Brito III
TOMATUBIKERS
TOMATUBIKERS I
TOMATUBIKERS II
António Freitas
Pedalafundo
Pedalafundo II
Dino Lima
Francelino Fernandes
Daniela Torres Fotografia
Paulo Magalhães I
Paulo Magalhães II
Paulo Magalhães III
Angelo Ribeiro
Nuno Faria
Nuno Faria II
Gabriel Lucas
BTT Calendário
Desporto Ri I
Desporto Ri II
Desporto Ri III
Desporto Ri IV
Desporto Ri V
Desporto Ri VI
Mestre Jingas I
Mestre Jingas II
Mestre Jingas III
Rui Teixeira

Rescaldo 2013: http://filipebrito.blogspot.pt/2013/03/duatlo-de-famalicao-03032013.html
Rescaldo 2012: http://filipebrito.blogspot.pt/2012/03/2-duatlo-de-famalicao18032012.html
Rescaldo 2011: http://filipebrito.blogspot.pt/2011/03/1-duatlo-famalicao-260311.html

Sem comentários:

Enviar um comentário