segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Maratona Desafio Serra Amarela - Ponte da Barca - 18/08/2013

A maratona Desafio Serra Amarela decorreu este Domingo em Ponte da Barca.

Rumamos dias antes para aproveitar a véspera de fim-de-semana e ficar a conhecer melhor esta bela zona do Alto Minho.
A nossa escolha foi o turismo rural, depois de alguma pesquisa na net, escolhemos a Casa D’Auleira em Grovelas a cerca de 3km do centro de Ponte da Barca – uma casa tipicamente minhota e com um acolhimento do melhor. Havemos de lá voltar, fiquei fã daquele bolo de ananás caseiro e de todas as iguarias que nos serviram.  



A piscina com uma vista soberba sobre o vale a perder de vista, a água potável e corrente da bica junto ao espigueiro…enfim… já tenho saudades!
 
Na sexta-feira aproveitamos para realizar, uma vez mais, a ecopista Ponte da Barca – Ponte de Lima. Não me canso desta paisagem, deste sossego… toda ela nas margens do rio Lima. 
 
A cidade fervilhava a verão, festas e romarias, santuários no nosso Agosto do norte que é tipicamente português.
Demos um salto à barragem do Lindoso e perdemo-nos naquela imensidão de água… ficamos a saber que é só o maior e mais potente produtor hidroelétrico de Portugal!



Sábado aproveitei para fazer um treino mais intenso e também para testar a bike que ia com uma corrente acabada de colocar. Monte a cima (à procura da serra amarela) deparei com capelas, mosteiros e monumentos de devoção num cuidado extremoso que muitas vezes não encontramos nos locais habituais.






Os petiscos também não foram esquecidos e fizemos uma romaria de restaurante em restaurante.



Em boa hora aceitei o desafio da organização Valsa dos Sentidos! Precisava de inserir uma maratona neste mês sem competição, e não poderia ter feito melhor escolha.
Subidas duríssimas, é disto que eu gosto! Começar a subir sem ver o topo da subida, trepar, trepar, trepar...
Finalmente, encontro-me livre das lesões e notei o corpo a reagir ao esforço sem as limitações das mazelas das últimas quedas.
O traçado do percurso foi muito bonito, com muito acumulado e que não era nada fácil. Muitos colegas sofreram com a dureza do percurso, mas penso que a palavra "serra" é mesmo isto...
O intenso calor pedia muita hidratação e mais pontos de água não teria sido pior.
Pensei várias vezes nos amigos menos preparados que convenci a participar, inclusive a Sofia e algumas amigas que já não pedalavam desde as 24h de Famalicão :( mas que não se deram por vencidos e fizeram o percurso todo! Ao contrário de alguns mais bem preparados :)
 No final, o resultado da minha prestação foi muito bom, acabei por ser feliz, sendo o vencedor absoluto.

Claro está que não podiamos regressar sem um banquete para os lados de Ponte de Lima e já podem imaginar qual foi a ementa escolhida.
 
Arroz de Sarrabulho (foto da net)
 
 O Team Tomatubikers presente.
Foto by Eduardo Campos - Obrigado!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário