terça-feira, 26 de março de 2013

Centros de BTT em Portugal

Com um enorme potencial turístico ligado ao BTT, Portugal começa a despertar para esta nova potencialidade do nosso território.
 
Para todos os praticantes de BTT e famílias, com mais ou menos experiência nesta modalidade, os Centros de BTT são uma boa forma de passar uns dias ou mesmo umas férias diferentes.
 
Centro de BTT da Batalha - Pia do Urso
 
O Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso é constituído por um edifício dotado de balneários, instalações sanitárias, área informativa e uma zona para lavagens e pequenas reparações das bicicletas. Dispõem de uma rede de trilhos cicláveis e devidamente sinalizados num total de 265 Km, divididos em quatro níveis de dificuldade. Dos 7 percursos disponíveis, 1 é considerado fácil, 1 de dificuldade moderada, 3 dificeis e 2 muito difíceis.
 
A rede de percursos do Centro de BTT é extensa e faz jus à qualidade, reconhecida a nível nacional, dos inúmeros singletracks, caminhos rurais, zonas técnicas e paisagens de grande beleza - algumas das quais protegidas ambientalmente - que caracterizam o território da Estremadura.
 
Os percursos deste Centro de BTT percorrem os Concelhos da Batalha, Porto de Mós e Leiria.
 
Centro de BTT da Ferraria de S. João - Aldeias do Xisto
 
O centro de BTT da Ferraria de S. João está situado no concelho de Penela - Coimbra. Esta aldeia faz parte da rede de 26 Aldeias do Xisto do Centro de Portugal. O espaço possui um edifico de apoio ao BTT com estação de serviço para bicicletas, uma mini-oficina self service e casas de banho com duche.
 
A partir deste centro existem 5 opções de trilhos, 4 circulares (com partida e chegada a Ferraria de São João), com vários graus de dificuldade e que vão desde os 3,8 aos 75,1km, e um quinto que faz a ligação entre esta aldeia e os trilhos dos Centros de BTT de Gondramaz e Lousã.
Quem os percorrer terá oportunidade de visitar zonas de rara beleza: vale da Ribeira das Ferrarias, Fragas da Lagoa, Campêlo ou São João do Deserto e as praias fluviais de Ana de Aviz e Fragas de São Simão.
 
Centro de BTT de Pampilhosa da Serra - Aldeias do Xisto
 
O centro de BTT de Pampilhosa da Serra situado em Casal da Lapa é constituído por edifício de balneários, instalações sanitárias, estação de serviço para bicicletas, uma rede de trilhos cicláveis e devidamente sinalizados com cerca 122 Km e 4 níveis de dificuldade.
 
Fácil - 3,3 km - 0h30m - 97 m desnível acumulado.
Moderado - 27,9 km - 3h00 - 830 m desnível acumulado.
Difícil - 36 km - 4h00 - 1225 m desnível acumulado.
Muito difícil - 55,3 km - 6h00 - 2675 m desnível acumulado.
 
Num local idílico com vistas sobre a Serra da Estrela, no meio de um corredor verde, entre o Rio Ceira e o Rio Zêzere e entre as Aldeias do Xisto de Fajão e de Janeiro de Baixo, perto da Barragem de Santa Luzia, no Casal da Lapa.
Parte dos trilhos, que compõem o centro, situam-se a altitudes elevadas, por vezes superiores a 1.300 metros.
 
A utilização dos centros é gratuita, à exceção da zona de banhos e de lavagens de bicicletas.
 
Estes centros têm, normalmente, uns flyers com informações úteis, tais como números de telefone da GNR e Bombeiros locais e também indicação de parceiros "onde dormir" e "onde comer".
 
Apesar da maioria dos percursos estarem marcados, é aconselhável levarem GPS e solicitarem o respectivo no centro ou mesmo através da página web dos centros.

Edição de textos e fotos através de pesquisa web by Sofia Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário