domingo, 23 de setembro de 2012

Taça de Portugal XCM - Maratona 5 Cumes Barcelos - 23/09/2012

Hoje foi dia de ir até Barcelos para a Maratona BTT 5 Cumes que pontuou mais uma vez para a Taça de Portugal XCM.

E chegou o Outono e com ele trouxe a chuva...
Ainda na partida apanhamos com as primeiras fortes chuvadas e daí em diante, regos de água, cascatas pelas descidas e também nas subidas, lama, muita lama, areia, vento e já chega!

O tempo dos dias anteriores em nada fazia esperar o temporal com que nos deparamos hoje, a sensação foi praticamente a mesma sentida no ano passado na maratona de Alte http://filipebrito.blogspot.pt/2011/05/xcm-alte-taca-de-portugal-300411.html
 
O percurso já prometia ser duro mas derivado às condições climatérica do dia de hoje a dureza foi, no minimo, a dobrar! Não fosse o temporal, este percurso além de duro teria sido muito agradável e bonito, bem ao meu gosto, subidas longas...

Os 6km iniciais foram em asfalto e sempre a subir, num ritmo muito forte imposto pelos ciclistas profissionais de estrada que também participaram, o famalicense Tiago Machado da Radioshack , os gémeos da Onda/Boavista entre outros.

Entramos no 1º monte - o S. Gonçalo o cume mais alto onde percorremos cerca de 20km até à 1ª ZA. Daí para a frente foi tentar resistir ás adversidades do tempo e do percurso, para complicar fiquei sem travões logo após a 2ª ZA.

Passei a modo de gestão até ao fim, apertando um bocadinho nas subidas para compensar o que ia perdendo nas descidas, tendo sindo a maior dificuldade na descida do Monte do Facho. Fui ultrapassado por alguns atletas na descida, voltando a alcançá-los nos últimos kms.

Acabei satisfeito por ter chegado ao fim inteiro e com boas sensações!

Obrigado a todos que fizeram o enorme sacrifício de apoiar, principalmente ao staff da minha equipa ASC e a todos os amigos e colegas que para além de irem ver a prova também tudo fizeram para ajudar.


André Cortinhas e Francisco Machado

 ZA 3 - Monte do Facho (a tentar minimizar os danos irreparáveis)
 



 André Cortinhas e Francisco Machado - grandes malucos!



Agora a maratona da lavagem dos equipamentos...

Albuns de fotos:
Sofia Brito
RorizBTT
Jornal de Barcelos
Jumapol
Cesar Sousa Photographer
Manuel Peixoto
Amigos da Montanha
Paulo Marques Lopes
ABTFoto
Barcelos Popular
José Ferreira
GandaM@lhos
Os reumaticos
Mario Dantas

1 comentário:

  1. As minhas fotos aqui:
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4600044727051.2188267.1470279411&type=1#!/media/set/?set=a.4600044727051.2188267.1470279411&type=1

    ResponderEliminar