domingo, 22 de julho de 2012

Rota dos Melões - Vila Seca - 22/07/12

La mala suerte!

Mais uma participação na Rota dos Melões em Vila Seca - Barcelos. Um percurso com 60km e 1780 de acumulado.
Já há alguns anos que participo neste evento com gente muito hospitaleira. Até as senhoras da cantina se lembravam de nós das edições de anos anteriores.  

Este ano, mais uma vez, juntou imensos bttistas e vários companheiros do panorama do BTT nacional.
O ínicio da prova começou logo em grande velocidade também por haver duas distâncias 30 e 60km.

Logo na primeira subida do percurso, ficaram selecionados os atletas que iriam discutir os primeiros lugares.
A separação deu-se por volta do km 15, iamos 4 atletas isolados até que ao km 25 saiu-me a corrente tendo perdido os colegas da frente. Existem problemas mecânicos que só se fazem notar quando estamos em competição e em níveis de esforço muito elevados e foi o que, mais uma vez, me aconteceu.
Depois fui à procura de eliminar a diferença do tempo perdido, mas já algo desanimado porque teria de fazer o resto da prova em "talega".

Mas como diz o ditado "Um mal nunca vem só" este veio acompanhado de uma violenta queda, numa zona de muita pedra, uma das zonas mais perigosas do percurso. Fiquei bastante maltratado fisicamente e o material também :( mais uma vez a importância do capacete!
Após esta queda e o tempo de me recompôr, pensei continuar porque apesar de ter perdido ainda mais tempo, sabia que estava forte fisicamente e além disso, ainda não tinha perdido mais nenhuma posição. Faltavam mais 20km e a pior subida ainda estava pela frente e nada melhor do que continuar a pedalar para não sentir tanta dor no imediato.

Consegui voltar a pôr uma andamento forte e ao passar pela Sofia, já neste estado, ela disse-me que estava a 2 minutos dos 3 atletas da frente. Ainda pensei que poderia recuperar, o que veio a acontecer.
Fiz uma excelente recuperação e nos últimos 5km comecei a ver os colegas da frente o que me motivou mais ainda. Até que no último posto de controlo os alcançei e faltavam 2km para a meta.

Consegui posicionar-me bem e deixar um dos 4 ficar para trás, com ligeiro atraso, e como "Não há duas sem três" surgiu um ramo na frente do Rúben e este ao ser retirado entrou mesmo no meu desviador! Tive de parar, arrancar em talega! E entrar na reta da meta, em 4º e todos ao sprint.









Um agradecimento especial ao António da Staff pelo cuidado e preocupação pelo meu estado.
À Sofia pela paciência e pelos curativos. Conseguiu, já em casa, retirar bocados de areia e de madeira, mesmo depois de já ter sido assistido pelos bombeiros.

Classificações site Amigos por Natureza


Rescaldo deste raid em anos anteriores 2011, 2010.

4 comentários:

  1. Olá Filipe

    Antes de mais obrigado por mais uma participação na "Rota dos Melões"...
    Lamentamos bastante a tua má sorte que este ano veio acompanhada de uma dor extra...
    Votos de rápidas melhoras.
    Um abraço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      É sempre com muito prazer que participo no vosso evento.
      Abraço
      FB

      Eliminar
  2. so ha uma palavra a dizer...grande brito

    miguel lopes

    ResponderEliminar