As aventuras em que nos metemos... faz hoje oito dias que treinei na Serra da Estrela e ainda tenho na cabeça as experiências e nas pernas as dores que apanhei por lá.
Para além do estágio, o grande objectivo era testar o material em condições que em Portugal só a Serra da Estrela pode proporcionar.
Testei todas as capacidades da nova Scott FOIL DISC
PREMIUM, equipada com SRAM Red eTap e as rodas SPEEDSIX EVO DISC 4.5.
SRAM Red eTap é o que vou abordar hoje, mas há muito mais para contar...
Logo no primeiro
dia, na sexta, quando já tinha iniciado o treino com partida em Belmonte e um percurso planeado de passar em Manteigas, subir à Torre e descer para Covilhã, apercebo-me que as baterias das mudanças não estavam as duas carregadas como era suposto. Uma delas não tinha carga!
Uma das grandes vantagens deste grupo é o facto de ter duas baterias e por isso consegui seguir caminho.
Quem me visse estrada acima devia ter achado no mínimo estranho pois quando precisava de mudar o prato à frente tirava a bateria traseira colocava à frente para fazer a troca, usando o prato pequeno para subir e, para descer o prato grande (pois só uma das baterias tinha carga!).
De Manteigas até à Torre sempre de 36 claro, e jogar só atrás.
Sem carregador pois não o levei, salvou-me o amigo Tiago Machado que também usa este grupo e lá me emprestou o
carregador para os dias seguintes...
Caso contrário a SOTTT Spark é que teria entrado ao
serviço!
Até agora ainda não tinha dado feedback da experiência com a Sram Red Etap e tinha de a testar a sério.
De fabrico
americano, só a simplicidade de
não ter fios já faz a diferença. O grupo pode ser montado em qualquer bike. Não há fios, nem
caixa de comando, bateria internas no quadro ou penduradas, a comunicação entre
manípulos e desviadores faz-se por wireless e, até agora, não notei falha alguma nem interferências
com outros aparelhos até mesmo iguais, zero mesmo!
Se quisermos o controlo de todos os dados no nosso GPS, com uma ligação ANT+
do desviador traseiro isso é possivel.
Com o eTap a troca de mudança é mais rápida e precisa, com um pequeno toque do lado direito/esquerdo trocamos facilmente de mudança. Do lado esquerdo sobe a mudança e do lado direito desce. Tocando os dois ao mesmo tempo, o grupo troca a mudança dos pratos da frente.
De lembrar que cada mudança tem uma bateria que deve ser carregada pois são
alimentadas por umas pilhas "tipo moeda". A autonomia anunciada de cada bateria é de cerca de 1.000 km ou 60 horas
para os desviadores, com recarga em 45 minutos.
Informações Técnicas
- Desviador dianteiro Red e-Tap 2x11V; - Pratos 52/36
- Corpo em Alumínio;
- Caixas externa e interna e carbono;
- Tecnologia Yaw que permite que a caixa se movimente alinhada com o
prato;
- Transmissão sem fios Airea;
- Indicador de bateria LED;
- Peso (fabricante): 187 g com bateria / 163 g sem bateria.
- Desviador Traseiro Red e-Tap 2x11V - Cassete: 28 dentes
- Corpo e dropout em carbono;
- Roldanas AeroGlide;
- Rolamentos em cerâmica de elevado desempenho;
- Tecnologia Exact Actuation para trocas de velocidade rápidas e precisas;
- Transmissão sem fios Airea;
- Indicador de bateria LED;
- Peso (fabricante): 239 g com bateria / 215 g sem bateria.
- Manetes e-Tap 2x11V HRD + pinças:
- Manete de carvão em carbono;
- Apoios de manete com revestimento específico;
- Tecnologia e-Tap (movimento na manete direita para descer a corrente,
movimento na manete esquerda para subir, pressão em simultâneo nas duas manetes
para trocar de prato);
- Regulação independente da guarda da manete de velocidades e de travão;
- Transmissão sem fios Airea;
- Indicador de bateria LED;
- Sistema de travagem HydroHC;
- Ajuste do ponto de contacto;
- Tecnologia de sangramento Bleeding Edge;
- Pinças HRD para uma gestão ideal do calor da travagem (ecrã térmico,
êmbolos em alumínio isolados, suporte de pastilhas mais largo)
Discos – Sram 160 traseiro/ frente
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