segunda-feira, 9 de abril de 2018

Race Nature Mondim de Basto 6, 7 e 8 de Abril 2018


A Race Nature Mondim de Basto 2018 foi uma prova composta por 3 dias, organizada pela  BIKETREINO, onde os concorrentes podiam competir a solo ou em equipas de 2 elementos, que nunca podiam circular afastados mais do que um minuto entre si, guiados apenas por GPS individual, num percurso obrigatório. As 3 etapas foram compostas por:

- Dia 06 de Abril, sexta-feira - Prólogo de 6kms

- Dia 07 de Abril, sábado - Etapa 1 de 80 kms

- Dia 08 de Abril, domingo – Etapa 2 de 70 kms

Acedi ao desafio da organização e aventurei-me a solo guiado pelo meu GPS Wahoo ELEMENT. Adorei! Correu tudo muito bem, os trilhos escolhidos foram fantásticos, pela serra do Alvão, passagem por lugares míticos como as Fisgas de Ermelo e a Sra. da Graça e alguns dos pontos mais belos da região. Percorremos trilhos duríssimos e a prova foi de elevada exigência física em todas as etapas. Para ainda dificultar a dureza dos trilhos o tempo não ajudou, no prologo de sexta-feira choveu imenso, no sábado a chuva aliviou mas o terreno com muita pedra estava perigoso e no Domingo era um sofrimento nos pontos mais altos e nas descidas em que por mais agasalhados que tivéssemos as mãos e os pés pareciam pedras de gelo, sendo inclusive difícil ter sensibilidade nos dedos para controlar as manetes dos travões.


No 1º dia tive um duro prólogo, feito debaixo de chuva e muito frio. A minha saída estava marcada para as 18:54 e assim foi, foram 5km mas com uma subida técnica e com muita inclinação. Valia a vista lá do alto para a zona de chegada que era fantástica a cerca de 1,3 km mas logo de seguida tínhamos uma descida até à reta final mas com 500 metros de uma dura subida em paralelo até ao arco da meta!
Foi duro levar com esta subida final, todas as etapas, até à meta! Consegui um 2º na minha categoria no prólogo.



No 2º dia a partida estava marcada para as 9h00 em ponto e assim foi. A partida foi no centro de Mondim de Basto, identificada como a etapa rainha com 80km e um acumulado de 2.226 m.  Não houve chuva mas o frio marcou presença e com direito a neve no ponto mais alto do percurso na Serra do  Marão.
Esta etapa também me correu bem, optei por tentar encontrar o meu ritmo e não seguir sozinho pois por questões de navegação GPS acaba por ser mais fácil a entre-ajuda com outros atletas. Fiz quase toda a etapa com dois amigos, o Miguel e o Passos que seguiam em dupla e, após o prólogo, eram os lideres das duplas em master 40.  
Seguimos a um bom ritmo e acabou por ser uma grande companhia e uma boa entre-ajuda para alcançarmos um bom lugar classificativo. Consegui um fantástico 2º lugar no meu escalão e fiz 6º à geral nos solos.

No 3º dia a partida foi igual ao dia anterior, com uma etapa de cerca de 70 km com 2.016m de acumulado, passagem pelo miradouro das Fisgas de Ermelo e a subida ao alto da Sra. da Graça. Estava ainda mais frio do que o dia anterior mas o pior mesmo foi a chuva que parecia gelo. Fisicamente foi a etapa em que me senti melhor e acredito que podia ter apertado mais um bocado, mas optei pela mesma estratégia em manter-me em boa companhia. O meu adversário directo estava forte e mesmo que eu apertasse para ganhar a etapa a vantagem que ele tinha de cerca de 10 minutos, das etapas anteriores, dava-lhe algum conforto... Decidi seguir de inicio ao fim com o Miguel e o Passos, estávamos a entender-nos, seguimos num ritmo forte no inicio como grupo "perseguidor" com outros colegas até começarem os grupos seleccionados, e optamos por seguir sempre os três o que facilitou em muito o nosso staff que também seguiam as 3 juntas, a Sofia, a Cristina e a Clara que foram essenciais pois estavam sempre nas ZA's  permitidas, sempre precavidas com roupa e agasalhos para o caso de necessita-mos e foram precisos nas partes finais em que o frio era intenso e desconfortável nas descidas.
A organização também preparou, para todos os atletas, um saco em que podiam colocar abastecimento pessoal e roupa para muda ou agasalhos, que a organização levava para a ZA mais importante de cada etapa.

De salutar foi o convívio entre todos os atletas que este tipo de provas de três dias proporciona. O aparato estava espectacular, as condições ímpares que foram oferecidas aos atletas, o "quartel" foi fabuloso Áqua Hotel Mondim de Basto impecável em questões de comodidade, os banquetes do pequeno-almoço, almoço e jantar incluídos no pack da prova, direito a massagens, acesso às piscinas, jacuzzi, actividades para os acompanhantes... o que queres mais? 

Eu e a Sofia agradecemos todo o apoio prestado pela organização e o convívio dos colegas após as provas com a família incluída foi fabuloso.
Agradeço também aos muitos outros colegas, conhecidos, anónimos que me reconhecem, o carinho, a força e os elogios pelo que vou fazendo. Muito obrigado!

Sem esquecer o trabalho fabuloso e dedicado de todos os fotógrafos, videógrafos e media presentes. Um especial agradecimento ao Eduardo Campos que é enorme e ao speaker Ângelo que é aquela "figura" que já todos conhecemos e que é TOP!
Por fim a organização, a BIKETREINO, fazerem melhor do que vocês fizeram e apresentaram é difícil. Obrigado por tudo, João Cabreira e Liliana o rosto da organização mas a restante equipa também estiveram impecáveis e sempre muito prestativos, os mecânicos, etc...
Até para o ano nesta, mas na Race Nature de Viera do Minho também conto lá estar!


A todos os meus parceiros Obrigado!
















Sem comentários:

Enviar um comentário