segunda-feira, 30 de abril de 2012

XCM Alte - Taça de Portugal - 29/04/2012

Este ano a maratona de Alte, em Loulé, contou com um percurso de 84km que teve início na aldeia de Alte em plena serra algarvia. Com menos km de que nos anos anterior mas com maior altimetria acumulada.
Uma maratona que todos os anos junta imensos amantes do btt principalmente de lazer. Este voltou a fazer parte da Taça de Portugal de Maratonas e contou com cerca de 3000 participantes.
O percurso passou por várias zonas de interesse turístico rural porque nem só de praia vive o Algarve, as típicas aldeias de Alte, de Monte Brito, Benafim, Pena, Tameira, Malhão, Sobradinho e Sarnadas, por maravilhosas fontes, pelos vales junto da ribeira do Arade e da ribeira de Algibre (com vários sigle tracks) com passagem obrigatória em todas as últimas edições desta maratona.
A minha equipa levou 11 atletas mas no total o grupo era enorme com perto de vinte elementos. Ficamos instalados na Oura em Albufeira. Ficamos muito bem instalados em 3 vivendas e aproveitamos a oportunidade para conviver juntando-nos todos para um belo jantar.
 Engana-se quem pensa que o Algarve não tem subidas... tem subidas e muito longas, bem duras e com elevada inclinação. A terra barrenta humedecida pela chuva do dia anterior dificultava o piso em várias zonas acabando por ser prejudicial para a bicicleta e para os equipamentos porque depois de agarrar é muito dificil de sair é sempre a lavagem mais complicada do ano, do corpo, da bike e do equipemento que tem sempre pelo menos 4 lavagens para ficar "menos castanho" porque nunca mais volta à cor original... mesmo com o mergulho na ribeira junto à meta :)
Gostei muito do percurso, senti-me bem fisicamente, e desfrutei ao máximo a Scott Expert 29', gentilmente cedida (mais uma vez) pela FAMABIKE, que a preparou prepositadamente para esta prova. A montagem a cargo do Sr. António que como sempre impecável! Obrigado!

Scott Expert 29'
Foto de equipa com parte dos elementos (os que faltam estavam algures atrás de um arbusto...lol)




Junto da 3ª ZA no Sobradinho subindo para o pico do Cerro do Azinhal 

 Na chegada à meta com o amigo Nelson Cordeiro



Mesmo depois do mergulho na ribeira o barro ainda persistia

No stand da Scott
Junto da bonita ribeira na zona da meta

Agradeço as fotos à BTT-TV, à Sofia e à AlgarvCycles
Mais fotos da Sofia aqui

4 comentários:

  1. Parabens companheiros muito boa a crónica,forte abraço para o casalinho Brito
    Manuel Couto

    ResponderEliminar
  2. "Junto da bonita ribeira na zona da meta"
    Oh meu distraido, ali bonito só a tua mulher
    ahahahahahahah

    ResponderEliminar