segunda-feira, 26 de março de 2012

XCM Taça de Portugal - Batalha 25/03/2012

Este ano a maratona do centro foi na Batalha mesmo junto ao Mosteiro da Batalha, ao contrário dos anos anteriores que decorreu em Pousos - Leiria.
A estrutura logística montada para o evento era enorme, muito bem localizada e de grande aparato.

A prova não correu como esperava mas não fiquei triste, pois já sabia que fisicamente estava cansado por causa da preparação que tenho vindo a fazer, que estão directamente ligados aos objectivos de provas deste ano que vai ser longo e recheado de provas por isso vamos com calma.

Nas boxes de partida a minha posição não foi boa, fiquei na 6ª box, quando arranquei os colegas da frente já estavam a pelo 200mts e a grande velocidade. O ritmo inicial foi logo altíssimo, estão todos muito bem preparados e vai ser um ano cheio de surpresas.
Muitas equipas novas, mais mulheres e muito mais publico em algumas zonas chave do percurso.

Numa altura em que já estava melhor colocado e já tinha recuperado alguns lugares, caí numa curva que me deixou algumas mazelas, deixando-me um pouco limitado durante algum tempo. Nos abastecimentos também perdi algum tempo porque estava imenso calor e não quis correr o risco de não me abastecer devidamente.

O percurso era duro, com muita pedra e areia solta mas também com paisagens muito bonitas.

Em resumo, correu bem, deu para me divertir, conviver e rever os amigos. Foi cansativo mas fiquei com boas perspectivas para a época.

Obrigado ao meu team ASC/BIKE ZONE.
Obrigado também à FAMABIKE que como sempre a bike esteve impecável, Sr. António!





À chegada à meta

As mazelas resultado da queda

Com o amigo de Cantanhede - Nelson Cordeiro do team AVANÇA

O amigo Aníbal, na sua primeira vez no nacional

Vitor e Nelson


No almoço/lanche/jantar que começou por ser almoço tardio e acabou à hora de jantar. Comida boa mas o serviço...

Deixo o link para as fotos da Sofia:aqui

domingo, 18 de março de 2012

2º Duatlo de Famalicão18/03/2012

Os eventos cá da terra estão cada vez mais grandiosos.
Neste 2º Duatlo BTT Famalicão a competição esteve ao rubro, muitos atletas, muitos amigos, muito conhecidos e toda a gente com um enorme desportivismo!

Embora a chuva tenha enlameado algumas zonas do percurso de BTT, as zonas mais "perigosas" foram mesmo as de paralelo. Todo o percurso foi muito bem concebido e circulável.

Imensa adesão da população especialmente no centro da cidade e nas zonas de maior espectáculo, a aplaudir e a incentivar os atletas da terra. Foi bonito e motivante!

À semelhança do ano passado, e porque em equipa vencedora não se mexe (LOL) voltei a participar em estafeta com o Ricardo formando a dupla FAMABIKE/Cabeleireiro Orly. Felizmente correu bem e fomos os primeiros a cortar a linha de meta.

Corri com a Scott Scale roda 26 principalmente porque não estava bem fisicamente (demasiado cansado da carga de treinos da última semana) e foi uma opção acertada.


A bicicleta equipada com o selim Fi'zi:k amarelo que ficou um espectaculo com as cores da bike. Estou a testá-lo e estou bem impressionado, acho que daqui já não sai ó Famabike ;)
Eu e o Francisco a colocar as bicicletas na zona de transição.

Da esquerda para a direita: Ricardo, Filipe, Paulo Ruivo, Francisco e o colega





Aquecimento de luxo na Ultegra powered by FAMABIKE

Numa das zonas escorregadias num local surpresa mesmo para nós Famalicenses


Na chegada ao início da zona de transição


Correr de sapatos de encaixe não é fácil e com o piso molhado...

O Ricardo no momento de chegado à meta isolado


Em directo para a rádio Cidade Hoje

Orly Cabeleireiro de homens: visitem na av. 25 de Abril


Entrevista Fama TV



O pódio de estafetas todo famalicense.
1º e 2º lugar Famabike/Cabeleireiro Orly

O meu mais novo patrocinador :)

Team FAMABIKE com Jorge e Sérgio Araújo
Entre amigos


Bonito e original troféu, mais um miminho dos AdP

Obrigado a todos pelo apoio!

As fotos da Sofia aqui e e mais aqui

sábado, 10 de março de 2012

Trilhos dos Moinhos - Barcelos - 10/03/2012

Num autêntico dia de primavera, rumei a Barcelos para a participação nos Trilhos dos Moinhos, com mais de 1000 participantes.
A organização a cargo dos Amigos da Montanha, esteve, como já vem sendo hábito, irrepreensível.

Um percurso com 48km que concluí em 2 horas, a parte inicial foi percorrida em estrada para dispersar os cerca de 1200 betetistas e que resultou, e permitiu aqueles que não se conseguiram posicionar da melhor forma na linha de meta procurarem assim o seu espaço junto ao pelotão da frente.

Todo o percurso esteve bem marcado e sinalizado, subidas duras mas ultrapassáveis, descidas interessantes, um percurso para agradar a gregos e a troianos.

Dos moinhos só consegui ver um, o primeiro, ou não me apercebi dos restantes ou então já lá não estavam quando passei...lol

A partida foi no Estádio mas a chegada foi no centro da cidade com todo o aparato já costume na maratona dos 5 Cumes, que este ano volta a fazer parte do calendário nacional da Taça XCM.

Depois de na última vez ter tido problemas mecânicos com a Scott Expert 29', desta vez tudo correu bem e permitiu-me fazer uma análise real do seu desempenho em relação à 26'.

Esta bicicleta é uma devoradora de km, rolar e descer é com ela e por isso na minha opinião só faz sentido em percursos com bastantes km e rolantes q.b. Tem vantagens nas subidas com pedras mas é sobretudo necessário estar bem fisicamente para utilizar uma roda 29.
Nas situações de pára arranca é uma consumidora de energia, exigindo o dobro do esforço na pedalada para se ter a vantagem em relação à roda 26.

O investimento numa roda 29 poderá justificar-se se a vamos utilizar em maratonas, percursos extensos ou se temos uma bicicleta roda 26 em casa, para podermos optar mediante cada prova ou passeio.
Descer numa 29' é uma loucura, adrenalina total sem percepção da velocidade que se consegue atingir, não há pedra, regos e obstáculos que não se ultrapassem.

Numa subida com os mesmos obstáculos a facilidade é a mesma em ultrapassar os obstáculos mas o desgaste físico é tremendo, foi com esta sensação que fiquei.

Psicologicamente, também é necessário efectuar algumas alterações, porque esta bicicleta é completamente diferente e não nos podemos deixar levar pelas estratégias usadas quando pilotamos uma roda 26, mas aqui já estamos a entrar no campo estratega da competição.

Quem quiser desfrutar de um percurso entre amigos e divertir-se com uma bicicleta será melhor optar pela roda 26. No entanto,

Depois de tudo isto, chego à conclusão que a opção terá de ser de cada um, saber quais são os seus objectivos, experimentar ambas as bicicletas e optarem pela sua própria cabeça. Eu já fiz a minha opção ;)



Alinhamento na partida, os colegas da Fac/Soniturismo a delinear estratégias

Ao km 15

Na última subida em Sequeade

À chegada e no controlo.

Na zona de entrevistas rápidas :)

Eu e os meus amigos Nelson e Tiago Sousa

Eu e o Francisco Machado



Scott Expert 29, gentilmente cedida pela Famabike para este Teste Drive.
Passem lá e façam também o vosso.

Agradeço a quem disponibilizou as fotos.
As fotos da Sofia aqui